REMODELAÇÃO DO ESCRITÓRIO CENTRAL DA FFTBL

ESCRITÓRIO

OBRAS E PROJECTOS

1991-92   
Rua da Fábrica, 21, Porto
Obra Construída

Fábrica de Fiação e de Tecidos de Barcelos, Lda

PLANTA/ CORTES/ ALÇADOS

ESQUISSOS

MODELO 3D

FOTOGRAFIAS

MEMÓRIA DESCRITIVA

 

O Escritório Central da Fábrica de Fiação e Tecidos de Barcelos (FFTBL) fica situado na Rua da Fábrica nº21 no Porto.

De acordo com as exigências programáticas o Escritório é composto por uma Sala de Trabalho a que está associada uma zona de arquivos, dois Gabinetes e uma Sala de Reuniões, bem com, uma pequena copa e instalações sanitárias.

A área de circulação subdivide-se em dois espaços: o primeiro, de acesso ao público, desenvolve-se a partir da entrada e relaciona-se com a Sala de Trabalho através de uma zona de atendimento; o segundo, de acesso reservado, relaciona todos os espaços que constituem o Escritório, concentrando todas as circulações.

A situação existente determina a diferenciação de cota do pavimento interior. A opção tomada diminui substancialmente a área situada à cota de soleira da porta de entrada (cota 0.70m), aumentando, em contrapartida, a área situada à cota de soleira da porta de acesso ao pátio das traseiras (cota 0.00m), pelo que se ganha, em geral, maior pé-direito. Esta operação, sob o ponto de vista construtivo, até não é complicada, já que o que se propõe é praticamente a reposição da situação original. Efectivamente, sob o soalho existente (em estado irrecuperável) ao nível da cota da Entrada (cota 0.70m), encontra-se o pavimento original à cota zero.

Na proposta a transição de cota é resolvida, no corredor, imediatamente a seguir à entrada. No interior da Sala de Trabalho é assumida uma plataforma mais elevada, destinada à Administração, sendo a transição realizada através de uma pequena escada a que se associa um móvel (com uma frente de estantes para a zona situada a cota inferior) cuja altura é determinada pelo seu funcionamento como mesa de trabalho para a zona de cota superior.

Optou-se pela manutenção das fachadas considerando-se, inclusivamente, indispensável a preservação integral da fachada para a R. da Fábrica, dado o seu interesse arquitectónico. Desse modo, o posicionamento da entrada e do corredor de acesso à zona reservada do Escritório

 

 

 

 não foram alterados sendo a disposição e articulação dos diferentes espaços fortememente condicionada por esse facto. Daí resulta, uma vez restabelecido o traçado do arco existente, a possibilidade de relacionar directamente a Sala de Trabalho com a Área dita de Informática e, deste espaço, aceder aos arquivos. Esta solução permite, ainda, assegurar a iluminação natural da área mais extensa da Sala.

Na parte posterior do lote dispõem-se os gabinetes, a Sala de Reuniões e os serviços, sendo o vestíbulo o elo de ligação de todos eles. Nesta zona procurou-se, de um modo geral, individualizar cada espaço, assinalando a sua especificidade, enquanto na Sala de Trabalho apesar da existência de áreas diferenciadas, necessárias para diluir a sua extensão, prevalece a unidade espacial.

Relativamente aos sanitários foi projectada uma instalação para senhoras junto da existente (passando esta a servir para cavalheiros), ficando ambas relacionadas através de uma antecâmara onde se encontra o lavatório. Esta ampliação do sanitário actual é feita sob o alpendre existente (criado pelo corpo de sanitários do Hotel situado no piso superior), não prejudicando, por isso, o pátio existente nas traseiras, a partir do qual se torna possível, aliás, a iluminação natural dos próprios sanitários, de um dos gabinetes e, bem assim, a criação de um écrã de luz natural no fundo do corredor.

Os materiais a utilizar serão: pedra nos pavimentos e lambrins das áreas de circulação e sanitários; soalho nos pavimentos e contraplacado desenrolado nos lambrins da Sala de Trabalho, Sala de Reuniões e Gabinetes; betonilha nos pavimentos dos arquivos. As paredes e tectos serão realizados em placas de gesso.

As esquadrias interiores serão em madeira para envernizar; as esquadrias exteriores não sofrem alterações necessitando apenas de cuidados de conservação.

Não se prevê a demolição nem a construção de qualquer elemento resistente.

 

JOÃO PEDRO XAVIER - ARQUITECTO, LDA