CASA DE PERDIZES E CASA DO REBANHO

ESCRITÓRIO

OBRAS E PROJECTOS

2002-04 
Vilarinho das Perdizes, Valdozende, Terras do Bouro
Obra Construída
Maria de Lurdes Silva e João Pedro Xavier

PLANTA/ CORTES/ ALÇADOS

ESQUISSOS

MODELO 3D

FOTOGRAFIAS

MEMÓRIA DESCRITIVA

 

A proposta da Casa das Perdizes, sita em Vilarinho das Perdizes, pode ser considerada como uma reconstrução já que se mantém a função principal como habitação e, nos seus aspectos essenciais, a estrutura das fachadas, a cércea e o número de pisos.

Uma das condicionantes prevista para a reconstrução do existente é o recuo da parede norte, em parte já degradada, tendo como objectivo o alargamento da via para 2,5 m.

As alterações propostas têm como objectivo melhorar as condições da habitação adaptando-a às necessidades actuais dos utilizadores. As melhorias passam pelo aproveitamento da área do piso inferior para as zonas comuns da habitação prevendo-se uma comunicação vertical interior. Esta modificação amplia a área habitável e possibilita a adaptação da construção existente a um fogo tipo T3.

A nível funcional, no piso 0, organiza-se uma cozinha com forno tradicional, uma zona comum de estar e de refeições, uma área destinada a arrumos com possibilidade de acesso pelo exterior e um sanitário de serviço. No piso 1 encontra-se a entrada e uma zona de circulação (com o acesso ao piso 0) e de distribuição para os três quartos de dormir e um quarto de banho completo.

As paredes exteriores serão mantidas em pedra excepto a parede norte que será reconstruída no novo alinhamento sobre um muro de suporte em betão. Esta parede terá, ao nível do piso 0, uma segunda parede em tijolo pelo interior e no piso 1 será de dupla alvenaria de tijolo revestida a blocos de pedra provenientes da parede demolida. Será construída uma laje de betão aligeirada, em substituição da estrutura em madeira existente, que se apoiará na parede de pedra e no muro de suporte.

 

 

 

A paredes divisórias na zona da cozinha e arrumo serão em pedra e de tijolo maciço e as restantes serão realizadas em alvenaria de tijolo para rebocar e estucar ou receber, no caso dos sanitários, revestimento cerâmico até à altura de 1.60 m. Os pavimentos da sala, da cozinha e arrumo serão de tijoleira, o dos quartos e das escadas serão de madeira de pinho envernizada e o dos sanitários será um revestimento cerâmico anti-derrapante. Os tectos do piso 0 são para estucar e os do piso 1 serão de madeira.

As esquadrias interiores, rodapés e faixas serão executados em madeira.

As caixilharias exteriores serão de madeira com portadas interiores.

O telhado será refeito em telha romana, com sub-telha e isolamento térmico,  sobre asnas de madeira.

 

As alterações na Casa do Rebanho têm como objectivo dotar a construção das condições necessárias a uma habitação. 

As alterações passam pelo rebaixamento do nível do pavimento para aproveitamento da área para dois pisos em que se distribuirão, no piso 0 as zonas comuns da habitação e no piso 1 a zona de quartos. Esta modificação amplia a área habitável e possibilita a adaptação da construção existente a um fogo com um quarto e uma área polivalente.

No piso 0, organiza-se uma cozinha, uma zona comum de estar e de refeições com sanitário de serviço e uma área destinada a arrumos. No piso 1 encontra-se a entrada e uma zona de circulação, com o acesso ao piso 0, a área polivalente e o quarto de dormir e um quarto de banho completo.

A nível construtivo, esta Casa segue os mesmo princípios da anterior.

 

JOÃO PEDRO XAVIER - ARQUITECTO, LDA