CONCURSO PARA A FACULDADE DE MEDICINA E NUTRIÇÃO

ESCRITÓRIO

OBRAS E PROJECTOS

2002   (co-autoria com o Arqº Germano Castro Pinheiro)
Porto
Projecto de Arquitectura
Universidade do Porto

PLANTA/ CORTES/ ALÇADOS

ESQUISSOS

MODELO 3D

FOTOGRAFIAS

MEMÓRIA DESCRITIVA

 

O novo edifício da Faculdade de Medicina (FM) e o edifício da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação (FCNA) da Universidade do Porto implantam-se no terreno disponível de cada um dos lados da Cantina dos SAS, ficando o primeiro edifício do seu lado Poente e o segundo do lado Nascente. Emergem duas razões principais para esta opção: o facto da FM necessitar de mais área de terreno, dada a sua maior dimensão, e também porque se julga conveniente estabelecer uma ligação rápida e directa ao edifício do Hospital de São João (HSJ), no qual permanecem os serviços da Faculdade com maior relação com a actividade hospitalar.

Esta questão de proximidade do novo edifício em relação ao Hospital será decisiva se finalmente se levar a cabo a ideia inicial, preconizada no Programa Preliminar, de construir essa ligação subterrânea, situação que também defendemos e propomos.

Ambos os edifícios se dispõem no terreno segundo as direcções, ortogonais entre si, definidas pelos diversos volumes paralelepipédicos que compõem o edifício principal do HSJ, que, entretanto, foi assumida pelos múltiplos anexos que foram sendo construídos (incluindo a Cantina). Esse direccionamento é, aliás, sensivelmente o mesmo dos arruamentos para os quais o terreno confronta.

O acesso principal de pessoas às Faculdades realiza-se pela Rua Plácido Costa, bem como os acessos aos parques estacionamento situados na cave. Às entradas de serviço chega-se através do arruamento interno do recinto do Hospital com ligação a partir da Rua Roberto Ivens.

As cotas de implantação do piso térreo de cada uma das Faculdades são diferentes. Com efeito, enquanto a cota

 

 

 

 do piso 0 da FM é praticamente o mesmo da Rua Plácido Costa, o da FCNA adopta a cota da plataforma actualmente existente. Esta situação permite tirar partido de uma maior relação com a rua e com o edifício universitário situado em frente, a Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física (FCDEFUP), facilitando o acesso às entradas principais das Faculdades. O desnível existente entre ambos os edifícios é explorado através da criação de uma generosa e confortável rampa que revela, em planimetria, um ligeiro enviezamento direccionado para a entrada da FCNA. Junto a ela segue uma escada rampeada para encurtar caminho. A dita rampa é, na verdade, uma praceta inclinada que estabelece a conexão de ambas as Faculdades e se fecha com uma cortina verde situada defronte da Cantina dos SAS, que se encontra a cota mais alta e num plano mais recuado. Tem, ademais, a particularidade de ser parcialmente coberta pelo Auditório da FM. Trata-se, pois, de um espaço pensado como local de recepção e de distribuição mas também, como ponto de encontro dos estudantes de ambas as instituições, tendo, pelo facto de ser levemente inclinado como a plateia do Auditório que lhe serve de tecto, condições de proporcionar a realização de variados eventos ao ar livre.

Volumetricamente o edifício da FM, revela uma cércea variável, entre 6 a 3 pisos, sendo mais elevada na proximidade do edifício principal do HSJ que tem maioritariamente 9 pisos. A partir daí diminui vindo a assumir, do lado oposto, uma altura próxima do edifício da FCNA, que se implanta a cota mais elevada, altura essa se aproxima, por sua vez, da do edifício da Cantina e da FCDEF situado em frente.

 

JOÃO PEDRO XAVIER - ARQUITECTO, LDA